ABIMO participa de evento sobre o desafio da padronização de processos e automação na saúde

São Paulo, 10 de agosto de 2017 –  Com a proposta de trazer as principais inovações tecnológicas em automação, sistemas de controle e equipamentos industriais, que permitam maior eficiência para qualquer processo produtivo, a FIEE (Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação) teve a sua 29ª edição no São Paulo Expo, no mês passado.

Paralelamente à feira, ocorreram algumas conferências no intuito de conectar empresas, processos e pessoas. Uma delas tratou sobre o “Desafio da padronização dos processos e da automação na área da saúde”, cuja moderação foi conduzida pelo gerente de estratégia regulatória da ABIMO, Joffre Moraes. O debate, que aconteceu no dia 28 de julho, contou com a presença de Anfilofio Rodrigues Chaves Filho, consultor do Hospital Albert Einstein, que iniciou sua palestra contextualizando o mercado de saúde, com foco em custos versus demanda em paralelo ao envelhecimento da população. Além disso, ressaltou o uso de tecnologia no mercado de saúde, citando exemplos de automação aplicada em infraestrutura e na medicina.

Em seguida, a gerente de engenharia clínica Suzy Cristina Bruno Cabral e o gerente de manutenção Clovis Porto, ambos do Grupo Fleury, ressaltaram as dificuldades e os entraves para alavancar o desenvolvimento tecnológico no setor (regulação, custos, TI).

Eles apresentaram ainda alguns exemplos de automação aplicada em telemetria para ressonância magnética, bem como a automação utilizada no controle de qualidade de energia elétrica para equipamentos de diagnóstico por imagem.

“Avaliando as apresentações de nossos palestrantes, pudemos notar o enorme desafio que temos frente às novas tecnologias e a real necessidade de comunicação entre estas estruturas. O elevado custo de implementação destas ferramentas e o ambiente extremamente regulado no qual estão inseridas, serão com certeza palco para novos eventos como esse proporcionado pela FIEE”, comentou Moraes.

Veja também