ABIMO fortalece vínculo com as empresas da região sul com dois eventos em Porto Alegre


Porto Alegre, 27 de junho de 2017 – Com o propósito de estreitar ainda mais o relacionamento com a indústria gaúcha, a ABIMO realizou na última terça-feira (27) dois eventos em Porto Alegre. Pela manhã, associados e não-associados à ABIMO foram recebidos no Badesul para um Encontro Regional. Durante o evento foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pela entidade em prol da representatividade da indústria brasileira de produtos para a saúde, e também dados do crescimento sustentável do setor médico-hospitalar e odontológico no mercado nacional e no internacional.

Em sua apresentação, o superintendente da ABIMO, Paulo Henrique Fraccaro, falou sobre os projetos desenvolvidos para impulsionar a inovação entre as empresas. “Nós estimulamos atividades inovadoras por meio de iniciativas como o Prêmio Inova Saúde, ação que destaca produtos ou serviços que figurem como inovação na cadeia produtiva nacional e o CIMES (Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para a Saúde), evento que tem o intuito de promover o encontro entre indústria, academia e governo para discutir políticas de inovação na saúde”, explicou.

A gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO, Clara Porto, enfatizou a importância da participação de empresas em feiras nacionais e internacionais e a atuação do BHD (Brazilian Health Devices), projeto executado pela ABIMO em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), no fomento à exportação. “O Brazilian Health Devices busca uma composição muito representativa em termos de verticais produtivas, porte e maturidades exportadoras da indústria de dispositivos médicos, odontológicos e de laboratório”, disse Clara.

Além disso, assuntos como convênios tributários, comitês de normas, temas regulatórios em andamento com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), assim como com as comissões de estudos com o CB26 (Comitê Brasileiro Odonto-Médico-Hospitalar), reuniões com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e outros eventos que integram o calendário da Associação foram apresentados.

Saúde e Conectividade

Na parte da tarde aconteceu o Workshop Indústria 4.0 – Saúde e Conectividade, evento que buscou fortificar a inovação no setor nacional de saúde ao discutir como a evolução digital transforma o cenário atual.

José Bruzadin, consultor na área de tecnologia e inovação para a saúde, destacou ao longo de sua apresentação o momento de grandes transformações em que vivemos e propôs uma discussão sobre os impactos na área da saúde, recomendando atenção para as grandes oportunidades que as tecnologias estão trazendo.

Ele apresentou ainda um breve histórico das importantes transformações que ocorreram durante as revoluções industriais destacando a terceira, que começa desde o aparecimento de semicondutores, computadores, internet, até o momento atual. “Com o Fórum Econômico Mundial e seu presidente, Klaus Schwab, se propôs a quarta revolução industrial que desta vez não foi provocada por uma tecnologia em si, mas por um conjunto como a realidade virtual, impressão 3D, comunicação 5G sem fio, inteligência artificial, IOT, entre outros fatores. Tudo isso viabilizado pelo ambiente de computação em nuvem”, explicou.

Gabriela Valério, advogada sênior da Microsoft Brasil, expôs em sua apresentação a oportunidade de transformação digital para as empresas por meio de novas experiências aos clientes, capacitação de funcionários, otimização de operações e a transformação de produtos em inovadores e em novos modelos de negócio. “O evento foi muito frutífero. A audiência participou ativamente questionando e comentando os temas com muito interesse, o que nos mostra que a iniciativa da ABIMO de promover encontros para se debater a transformação digital na área da saúde é valiosa”, ressaltou. “Espero que aconteçam outros encontros e que possamos avançar juntos nas discussões que envolvem temas tão atuais como o uso da nuvem na saúde, telemedicina e tantos outros”, completou.

O coordenador de P&D da Bioteck Implants, Jeferson Medeiros, considerou a iniciativa da ABIMO enriquecedora, por motivar empresas do setor da saúde a acompanharem os desdobramentos da Indústria 4.0. “O Workshop teve tópicos muito bem abordados sobre segurança digital, inovações na área de healthcare, e tentou esclarecer esse paradigma que é a tecnologia em nuvem, que para muitas empresas ainda é novidade e motivo de medo oriundo da falta de conhecimento sobre a mesma”, frisou.

“Quanto mais tempo os gestores demorarem em se conscientizarem da importância deste tema, maior o risco de não conseguirem reverter os danos e perdas sofridos com as rápidas mudanças que estão ocorrendo em todos os setores da economia global”, afirma o diretor executivo da Angiolux e sócio fundador na empresa Domo Salute Consultoria Regulatória, Luciano Duarte, também um dos palestrantes do workshop.

No momento de interação com os palestrantes, o tema segurança cibernética foi discutido e Duarte falou do sequestro de dados por meio de um ataque hacker vivido por sua companhia há dois anos. “Nunca imaginávamos que uma empresa de pequeno porte, com atuação apenas nacional e um servidor conectado à internet pudesse ser alvo deste tipo de ataque cibernético. Literalmente, da noite para o dia, nossa empresa, nosso banco de dados com mais de 15 anos de informação e todos os nossos sistemas sumiram”, relatou. “Nosso backup continha um erro que impossibilitou a restauração das informações. Ficamos quase duas semanas totalmente inoperantes e as consequências são sentidas ainda hoje”, contou.

Segundo o executivo, naquele momento ele pensou que a empresa havia acabado. “Foi com muito esforço, empenho e comprometimento de toda a nossa equipe e de nossos provedores de sistema e TI que conseguimos voltar a operar em condições mínimas neste prazo de 15 dias ininterruptos de dedicação”, disse.

Como expectadora do evento, a responsável pela área de desenvolvimento de negócios da empresa Grow+, Marina Coelho, considerou importante trazer à tona a segurança de dados internos e a revolução das tecnologias para os empresários da indústria gaúcha. “Achei o conteúdo das palestras muito interessante e impulsionador, tanto para as empresas como para as startups que estiveram presentes” comentou.  “Foi bastante relevante chamar a atenção de empresários para este assunto que precisa ser cada vez mais conversado no nosso cenário atual, já que muitas empresas ainda não estão focadas na revolução 4.0. ”

Novos encontros

Em continuidade ao ciclo de palestras com foco em discussões sobre a conectividade na saúde, em julho será a vez do Rio de Janeiro e de Fortaleza receberem o Workshop Indústria 4.0. Com acesso gratuito liberado por inscrição prévia, profissionais e gestores da indústria médico-hospitalar do Rio de Janeiro irão se reunir no Centro Empresarial Arthur João Donato, no dia 25, das 13h30 às 17h, para o encontro. Já no dia 27, das 8h30 às 12h, o Workshop acontece na Federação das Indústrias do Estado do Ceará. Entre os assuntos que serão comentados estão a importância da nuvem no segmento, assunto que se desdobra em questões como privacidade, confiança e segurança, e o futuro da conectividade. Participe!

Clique aqui para mais informações no Rio de Janeiro

Clique aqui para mais informações sobre o evento em Fortaleza

Veja também