ABIMO discute Agenda Regulatória com a Anvisa

Na última quarta-feira (24), o superintendente, Paulo Henrique Fraccaro e o diretor institucional, Márcio Bósio, representaram a ABIMO no encontro que apresentou propostas para a Agenda Regulatória do biênio 2017/2018. A Agenda é o instrumento que define o conjunto de temas prioritários a serem discutidos e submetidos à ação regulatória da Anvisa no período.

Durante a reunião, que uniu representantes de várias associações de setores produtivos, foram discutidos diversos temas como a revisão das classes de Produtos IVD (diagnóstico clínico). Alguns produtos que passaram da classe 2 para classe 3 precisam fornecer mais informações para atender ao dossiê técnico, tornando o processo mais complexo. Normativas internacionais já estão realizando revisões para serem aprovadas.

O presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, ouviu ainda as reivindicações dos representantes e recebeu sugestões. “As solicitações colocadas por todos eram bem parecidas com as da ABIMO. Sugerimos a criação de uma agenda com todas as demandas para que fossem cumpridas”, disse o superintendente da ABIMO.

A falta de mais funcionários nos portos também foi um fator de discussão na reunião. “Estamos trabalhando para resolver esse problema, isso é nossa prioridade no planejamento estratégico. Não vamos contratar mais pessoas, mas iremos remanejá-las. Estamos fazendo um benchmarketing com algumas iniciativas para oferecer alternativas”, destacou Jarbas Barbosa, presidente da Anvisa.

Sobre como levar discussões aos secretários municipais, relacionadas à regulamentação das assistências técnicas dos produtos para saúde, Fraccaro citou a assinatura do Protocolo de Cooperação Técnica e Operacional entre a ABIMO e o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), com o intuito de estabelecer um acordo de cooperação técnico-científica para a realização de estudos e desenvolvimento de pesquisas na área da saúde, com capacitação em inovação e tecnologia, foco em análise de mercado, demanda, riscos, logística e apoio ao cuidado em saúde.

Veja também