ABIMO é destaque em coluna da Folha de S. Paulo

O jornal Folha de S.Paulo publicou, na coluna Painel S.A., em 23 de novembro, nota sobre a movimentação do setor da saúde com relação a tributação do ICMS. A publicação é resultado do trabalho conjunto da ABIMO com a ABRAIDI e ABIMED e aborda as consequências do imposto, que passa a incidir sobre os insumos da saúde, desde que o Governo de São Paulo aprovou pacote fiscal em outubro.

O conteúdo afirma, ainda, que um estudo encomendado pelas associações e apresentado ao governo paulista sugere que o Estado sairá perdendo com as mudanças. Segundo os cálculos, o encarecimento dos produtos será maior do que os ganhos de arrecadação esperados por São Paulo.

Para o superintendente da ABIMO, Paulo Henrique Fraccaro, o impacto vai refletir em toda a cadeia. “Os distribuidores foram diretamente afetados porque não foram considerados como parte integrante da cadeia de vendas no pacote do Governo do Estado de São Paulo e, consequentemente, serão tributados. Sendo tributados, o cliente final, que serão os hospitais públicos e Santas Casas, também terão custo maior em suas aquisições. A união das três associações vem reforçar ainda mais o posicionamento do setor em trabalhar para que as políticas tributárias sejam cada vez mais eficientes, mas não necessariamente onerando o setor mais importante na luta contra a Covid-19.” 

 

A notícia completa, disponível para assinantes, está neste link.

Veja também