ABIMO e Apex-Brasil realizam nova edição do Projeto Comprador

Nesta edição, projeto – que acontece entre os dias 23 de novembro e 03 de dezembro – será on-line e com foco na indústria odontológica

Entre os dias 23 de novembro e 03 de dezembro, a ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) promovem mais um Projeto Comprador que, nesta edição, tem como objetivo fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área odontológica.

Por conta da pandemia, o projeto vai acontecer em formato on-line e reunirá 20 empresas brasileiras e 14 compradores internacionais de países como Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Irã, República Dominicana e Rússia. Os encontros têm como objetivo o desenvolvimento de novos contatos com potenciais compradores, o fortalecimento da imagem do Brasil em relação a produtos com um bom custo-benefício, a geração de negócios lucrativos em médio prazo e a promoção das exportações para os países participantes do projeto.

“Essa estratégia de aproximação com potenciais mercados já vem sendo realizada ao longo da última década, em paralelo às feiras de negócios dos setores apoiados pela ABIMO e, agora, foi adaptada para o modelo virtual. As rodadas de negócios sempre geraram resultados satisfatórios para a internacionalização da indústria brasileira e a consolidação da marca Brasil perante a compradores internacionais e, com este novo formato, não foi diferente”, afirma Larissa Gomes, gerente de Projetos e Marketing Internacional da ABIMO.

Nesta edição, o Projeto Comprador pretende ampliar a representatividade dos dispositivos odontológicos brasileiros no cenário internacional e desenvolver as relações comerciais com os países participantes, que são mercados-alvo das empresas. “A rodada de negócios do Projeto Comprador, organizada pela ABIMO e Apex-Brasil, será uma excelente oportunidade para trazer potenciais clientes para a Baumer. Durante a pandemia, com o cancelamento de todos os eventos presenciais, tínhamos uma grande dificuldade em encontrar empresas interessadas em nossos produtos. A busca on-line, muitas vezes, se tornava infrutífera pela falta de informação. Com esse evento, esperamos abrir novas oportunidades em um mercado que vem demonstrando sinais de reaquecimento”, afirma André Barros, head de Exportação de Ortopedia e Dental da Baumer, uma das empresas participantes do projeto.

Para Alessando Oliva, gerente de exportação da Traumec, por se tratar de uma ferramenta estruturada com o propósito de colocar a empresa frente a frente com outras que realmente demonstram interesse em adquirir produtos brasileiros, a rodada de negócios é importante para direcionar a potencializar as prospecções, o aumento do networking e o fechamento de novos negócios no curto e médio prazos. “Temos boas expectativas para que as empresas nos busquem e agendem as reuniões. Além disso, eventos como a rodada de negócios on-line estão alinhados com o que acreditamos ser a inovação nas relações de negócios no atual momento que vivemos”, completa.

Em agosto deste ano, o Projeto Comprador teve a sua primeira versão realizada on-line com foco nos setores médico-hospitalar, laboratórios e reabilitação. Na ocasião, foram 160 reuniões realizadas com 45 empresas (16 compradores internacionais e 29 empresas brasileiras).

O Projeto Comprador faz parte do Brazilian Health Devices, projeto setorial executado pela ABIMO em parceria com a Apex-Brasil que visa promover as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Entre janeiro e junho de 2020, as 130 empresas que compõem o BHD exportaram mais de 100 produtos para 125 países.

Veja também