ABIMO destaca importância de renovação do sistema durante abertura da Hospitalar 2017

São Paulo, 16 de maio de 2017- Ao lado de outras lideranças da cadeia de saúde nacional, Franco Pallamolla, presidente da ABIMO, destacou-se durante a solenidade de abertura da Hospitalar Feira+Fórum ao enfatizar a importância de uma ampla revisão no atual sistema. “O setor terá de conviver com inúmeras mudanças que trarão impactos importantes. Estamos passando pela revolução digital, por uma reforma trabalhista, a transformação da nossa pirâmide etária e, também, temos de enfrentar a limitação do orçamento público dedicado à saúde”, diz.

Destacando o posicionamento da ABIMO como parceira estratégica do evento e uma associação amplamente disposta a contribuir com a promoção do diálogo, Pallamolla reforça a necessidade de observação e busca por novos formatos. “O setor de saúde precisa investir em um amplo debate para rever o sistema. A retomada de investimento nesse segmento depende de termos diretrizes para buscar projetos de médio e longo prazo. Hoje atuamos em curtíssimo prazo”, destaca.

Parceira da Hospitalar desde a primeira edição, a ABIMO está constantemente apresentando propostas de agendas positivas ao setor. “Nesse período tivemos imensos avanços, alguns retrocessos e outros temas que ainda não conseguimos avançar. Ao longo deste último ano, nosso país vem atravessando uma transição profunda que torna difícil, para nós, apresentar uma agenda positiva nesse momento”, frisa sobre o atual cenário do segmento. “Essa revisão nos ajudará a atingir um sistema mais isonômico, profícuo de inovação e de avanços sociais e econômicos. Espero que todos tenham uma visão real da dinâmica inovadora do setor, mas não somente sob o ponto de vista da inovação em si, mas sob uma visão econômica”, finaliza.

Projeto setorial impulsiona as exportações – Em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que também estava na abertura da Hospitalar representada pela diretora de Negócios Marcia Nejaim, a ABIMO reforça suas ações sobre o Brazilian Health Devices, projeto setorial criado para fomentar as exportações da indústria brasileira de dispositivos da área da saúde, durante a Hospitalar 2017. “Temos essa busca insana por essa competitividade que acreditamos que impulsionará ainda mais nossas exportações. Atuamos em micro agendas que permitem esse avanço da competitividade brasileira”, diz Pallamolla.

Apresentando uma prévia do sucesso do projeto, Nejaim demonstra motivação em seguir este caminho que impulsiona a internacionalização da indústria nacional. “Atuamos desde 2002, ano em que registramos exportações na ordem de US$ 1 milhão. É com muita honra que, depois de 15 anos, atingimos exportações em torno de US$ 800 milhões. Fizemos um trabalho e tanto ao longo dos últimos anos”, destaca.

Durante a 24ª edição da Hospitalar Feira+Fórum, a ABIMO conta com um pavilhão coletivo que amplia a visibilidade de suas associadas e também oferece o Espaço Reabilitação que, com apoio da Apex-Brasil e da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, apresenta de forma interativa algumas das soluções desenvolvidas pela indústria brasileira de tecnologia assistiva.

 

Veja também