ABIMO conhece nova cônsul de inovação, tecnologia e ciência da Holanda

São Paulo, 13 de julho de 2017-  Nesta quarta-feira (12), o superintendente Paulo Henrique Fraccaro; a gerente de projetos e de marketing internacional da ABIMO, Clara Porto; e o diretor do ComSaude, Eduardo Giacomazzi, deram boas-vindas à nova consulesa da Holanda e diretora-executiva do departamento de ciência, tecnologia e inovação, Petra Smits. O encontro contou também com a participação de Rens Koele do consulado holandês e Nico Schiettekatte, que deixa seu cargo no início de agosto para trabalhar na Embaixada da Holanda em Paris.

Durante a reunião, Fraccaro ressaltou as ações já desenvolvidas entre a ABIMO e a Holanda lembrando da missão ao país no ano passado, organizada pelo consulado holandês, em que o superintendente fez uma apresentação em Hague para empresários interessados em investir no sistema de saúde brasileiro. O evento reuniu lideranças da saúde para fomentar as relações entre o país europeu e São Paulo, tendo como principal foco a inovação e também as pesquisas em empreendedorismo e educação.

O superintendente destacou ainda a parceria firmada entre a ABIMO e a Task Force Health Care, instituição sem fins lucrativos que estimula a cooperação entre organizações do setor de saúde na Holanda. As entidades assinaram na 24ª Hospitalar um memorando de entendimento (Memorandum of Understanding – MoU), acordo-incentivo na formação de parcerias entre Brasil e Holanda no campo das ciências da vida e da saúde, abrindo oportunidade de negócios no segmento da saúde brasileira.

Na sequência, Clara apresentou todo o trabalho desenvolvido pela entidade em prol dos seus associados, assim como explicou a atuação do projeto Brazilian Health Devices que, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), fomenta as exportações das indústrias de artigos e dispositivos da saúde bem como apresenta a produção e as marcas brasileiras ao mundo.

Já Eduardo Giacomazzi falou sobre os projetos do ComSaude, comitê que apoia as entidades da cadeia produtiva de saúde, biotecnologia e nanotecnologia, criado para estabelecer uma comunicação imparcial com todo o setor, incentivando a interlocução de pautas e visando impulsionar o diálogo entre todas as partes envolvidas.

Ao final do encontro, a consulesa Petra demonstrou grande satisfação pela recepção de todos e disse que está muito feliz em assumir o novo cargo. Enfatizou também que pretende dar continuidade à linha de trabalho já desenvolvida por Nico Schiettekatte.

Brasil X Holanda

Em 2016, a Holanda foi eleita, pela sexta vez, o país com o melhor sistema de saúde da Europa, segundo o Euro Health Consumer Index. O resultado vem de princípios fundamentais trabalhados pelo governo, que são acesso à saúde para todos os holandeses, responsabilidade por parte dos seguros médicos, além de serviços de saúde de alta qualidade também para todos. Prevenção, cuidado dos idosos e inovação são o tripé de sustentação dos projetos desenvolvidos no país e o foco de políticas públicas.

Diante das inovações tecnológicas e sociais desenvolvidas na Holanda, o país busca cooperação internacional. Por isso, já existem inúmeras parcerias entre a Holanda e o Brasil na área da saúde e de envelhecimento saudável. Um exemplo é que cerca de 1.500 brasileiros já estudaram na Holanda – 1/3 deles optou por estudos relacionados à saúde. No ano passado, 15 líderes do setor de saúde do estado de São Paulo visitaram o país. A Universidade de Groningen é modelo de parceria, já que tem cooperação com o HCFMUSP (Hospital das Clínicas da USP) em Medicina Nuclear.

 

Veja também