Eldorado usa aplicativo com tecnologia beacons para gerenciar fluxo de pacientes

Eldorado usa aplicativo com tecnologia beacons para gerenciar fluxo de pacientes

O Instituto Eldorado, em parceria com o HC da Unicamp e a Intel, viabilizou a implantação, em maio, de uma solução de indoor location (localização interna) para profissionais que atuam no transporte intra-hospitalar de pacientes no Hospital das Clinicas da Unicamp. A entidade desenvolveu um aplicativo compatível com o sistema de proximidade em ambientes fechados, baseado em beacons, que visa auxiliar na gestão da equipe de escolta intra-hospitalar para pacientes, reduzindo o tempo de espera desses pacientes em salas de exame, otimizando a alocação da equipe de escolta e dando maior visibilidade da movimentação desses profissionais para a central de controle de transporte intra-hospitalar.

No hospital, anualmente, são realizados 2,6 milhões de consultas e procedimentos ambulatoriais, mais de 3,3 milhões de exames, 15 mil internações eletivas e de urgência e quase 15 mil cirurgias, o que equivale, em média, a 40 cirurgias diárias. “Com um fluxo grande de pessoas diariamente no hospital, a gestão com o suporte desta nova tecnologia trará grandes benefícios aos pacientes e contribuirá para a otimização de alguns de nossos processos. ”, afirmou o diretor de informática do HC, Edson Kitaka.

“A tecnologia irá melhorar o fluxo de movimentação dos pacientes da enfermaria para os laboratórios e diminuirá o tempo que esse paciente fica esperando nos locais de exame, além de nos dar controle do fluxo da escolta também”, contou Kitaka.

Na prática, a tecnologia permite localizar objetos, ou, no caso, os profissionais responsáveis pelo deslocamento de pacientes dentro do ambiente do hospital, por meio do sinal de bluetooth low energy, que é emitido pelos beacons. Para que isso seja possível, a equipe do Eldorado disponibilizou um aplicativo Android, que, utilizando a intensidade do sinal do beacon, identifica o quão próximo o profissional se encontra de uma determinada região.

Os testes da solução estão sendo realizados no setor de cardiologia do hospital. Existem onze beacons instalados nos principais locais da especialidade, como a enfermaria de cardiologia, o elevador, os laboratórios e algumas salas de exame. Assim que o profissional passa com seu celular que possui o aplicativo instalado, a central saberá que este profissional se encontra naquele local e poderá encaminhar outros chamados ou mesmo cancelar o transporte de um paciente, caso necessário. É possível também que o profissional da escolta emita um aviso informando que necessita contatar a central. Através de tablets disponibilizados pela Intel para esses testes, a central de controle de transporte possui uma visão geral de seus profissionais de escolta e de sua localização dentro da área coberta dos beacons no hospital. A central também pode solicitar que a equipe de escolta entre em contato ou informar um novo transporte.

Desde 2014, o Eldorado possui parceria com a Intel e, por meio desta parceria, contou com o apoio no fornecimento dos tablets para os testes iniciais. Estes dispositivos, produzidos pela Intel para uso no setor educacional, são finos, resistentes a quedas e com amortecedores de borracha que oferecem proteção adicional à tela, são também resistentes a água e poeira, com reforço nas portas de conexão e botões e textura antideslizante. Por possuírem tais características se mostraram também ideais para o ambiente hospitalar.

Esta solução foi desenvolvida durante uma oficina do Eldorado, que estuda novas tecnologias para a área da saúde, e ficará em teste pelo período de três meses. “A ideia inicial era identificar uma necessidade da gestão hospitalar e, com o uso de tecnologia, auxiliar na otimização dessa gestão. Através da parceria existente com o HC Unicamp pudemos aprofundar nosso conhecimento nos processos e em algumas necessidades existentes em um hospital de grande porte como o Hospital das Clínicas da Unicamp. Desta forma, propusemos o uso de Indoor Location para atuar como um suporte na gestão das equipes que fazem a escolta intra-hospitalar ”, explicou Márcia Santos, gerente de P&D do Eldorado.

Márcia ressalta que a parceria abre caminho para mais estudos e consequentemente a expansão da tecnologia em outras áreas do hospital futuramente. “A equipe de TI do HC da Unicamp, dirigida pelo Edson Kitaka é muito receptiva ao benefício que a tecnologia pode trazer aos processos do hospital e identificaram no Eldorado um parceiro que pode viabilizar a criação de soluções que os ajude a otimizar esses processos. Para o Eldorado, este case permite a aquisição de conhecimentos específicos, tecnológicos e de negócios, e uma aproximação ainda maior do setor de saúde como provedor de soluções inovadoras. Podemos aprimorar essa tecnologia e validar também a aplicabilidade a outros setores”, conclui.

 

Veja também