Jornal Da Cidade


Implantes dentários sem corte e sem dor

Dizem que os olhos são as janelas da alma. Pensando desta forma, é permitido dizer que o sorriso embeleza a alma. Mais do que isso, um belo sorriso está diretamente ligado à autoestima das pessoas, uma vez que ele é a expressão máxima da felicidade.

A busca pelo sorriso perfeito tem crescido nos últimos anos no Brasil, assim como a expectativa de vida das pessoas. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e Laboratórios (Abimo), 2,5 milhões de brasileiros já se renderam aos implantes dentários, em opção à dentadura. Até 2020, o número de implantes deve saltar para cinco milhões.

As próteses removíveis (dentaduras) ainda têm a sua funcionalidade, principalmente para as camadas mais pobres da população. Em 2012, o Programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, tinha como meta entregar 400 mil próteses removíveis ainda neste ano, quantidade 12,5 maior que há oito anos, quando começou.

É inegável que os implantes dentários estão ganhando terreno. Os custos dos tratamentos diminuíram e o acesso aumentou. “Quem antes utilizava uma prótese dentária tem optado pelo implante. As novas técnicas, sem corte e sem dor, permitem a reabilitação do paciente em um curto espaço de tempo, possibilitando que ele volte às suas atividades imediatamente”, explica o cirurgião-dentista Carlos Eduardo Francischone Junior, que juntamente com sua equipe foi um dos pioneiros a realizar esse procedimento desde 2005, tendo inclusive publicado livros e proferido palestras no Brasil e no exterior sobre o assunto.

Benefícios

Com a técnica indolor e sem corte, a prótese sobre os implantes é entregue em poucos minutos, ideal para os pacientes que usam dentadura, têm um dente abalado, ou que está indicado para ser extraído e mesmo para aqueles que têm medo de cirurgias e não podem ficar um dia sem o dente – e muito menos se ausentar do serviço. “Trata-se de um trabalho executado com qualidade, sem sofrimento e a pessoa pode voltar às suas atividades no mesmo dia em alguns casos”, relata Francischone Jr.

Os benefícios desta técnica são muitos. A rapidez com que o implante é colocado é uma delas, pois sabendo previamente onde serão feitos os implantes, a prótese pode ser confeccionada antes e instalada no mesmo dia. Como este é um procedimento que não envolve cortes, o paciente fica menos exposto a infecções, dor e inchaços, sendo praticamente imperceptível ao leigo o que foi realizado.

Mas vale uma observação, comenta Francischone Jr. “Esta é uma técnica que pode ser feita, principalmente, para os pacientes sem perda óssea, o que permite uma cirurgia que é mínima e pouco invasiva”, finaliza.